Depois de entregar o currículo para a empresa, vem a parte mais importante da caminhada rumo ao emprego: a entrevista. Na entrevista o recrutador verá quem são as pessoas que ele selecionou através do currículo e decidirá qual dos escolhidos é o mais capacitado para a vaga.

Abaixo estão algumas dicas de como você deveria se portar neste momento tão importante:

É indispensável que haja uma boa apresentação, pois se o candidato chegar mal vestido ou com gestos que chamem muito a atenção, ele poderá ser eliminado antes mesmo da entrevista. É importante ter bons modos, não apenas durante uma entrevista, não é?

É um erro gravíssimo chegar atrasado para entrevista, afinal, você nem começou a trabalhar na empresa e já chegou atrasado. Você já deve ter ficado esperando por alguém 15 minutos, isso é horrível.

É sempre aconselhável que você estude algo relacionado com o cargo que deseja ocupar na empresa para que, desde já, sinta-se mais confiante em suas respostas. Mostre que você já tem experiência nesse cargo, que você é capaz de realizar todas as tarefas que ele exige. Enfim, mostre que é você quem o empregador está procurando. Caso ele fale sobre algo que você não conhece muito bem, seja sincero e diga claramente que você está disposto a adquirir tais conhecimentos caso a empresa lhe permita. Em outras palavras, mostre que você sempre está aberto a novas experiências.

Em uma entrevista você pode ser incitado a falar de alguém ou de alguma empresa. A dica é: dê sua opinião, mas não seja radical. Isto pode ser um teste. Falar mal de antigos patrões é um erro terrível. Se você fala dos antigos, certamente irá falar dos novos.

Não seja curioso e nem mal educado: não fique olhando os papéis em cima da mesa do recrutador. Isto parece besteira, mas muita gente faz. O mesmo conselho deve ser levado em conta em outros ambientes da empresa em que você trabalha ou vai trabalhar.

Somente fale de salário se a empresa lhe perguntar, não seja pretensioso, elevando o valor para ganhar mais, isso é ilusão. No máximo, você deve dizer quanto ganhava no antigo emprego e que neste, pretende ganhar o que for justo.

...

Como você deve ter notado é na entrevista que a empresa vai conhecer realmente o profissional. Por isso, você deve ter um cuidado todo especial com essa parte do caminho rumo ao novo emprego, afinal, ela pode fazer de você o novo funcionário da empresa ou mais um candidato reprovado.