É notório que as pessoas estão, cada vez mais, em busca de seu desenvolvimento. Isto significa que todos estão à procura de promoções ou melhores oportunidades de trabalho. No entanto, para que isso aconteça, é necessário atender ao perfil de profissional que o mercado espera.

A resposta encontra-se em alguns fatores que são considerados fundamentais pelas organizações.

Para começar a detalhá-los, é preciso saber, primeiramente, que o mundo do trabalho está em constante busca por profissionais competentes.

Apesar de parecer óbvio, o conceito de competência que as melhores empresas se baseiam vai além daquele que muitas consideram correto.

Sabendo disso, reflita:
- O que é um profissional competente? O que é competência?

Há muitas respostas para essas perguntas, no entanto, veremos com maiores detalhes as respostas que as organizações consideram corretas para tais questões.

Atualmente, o conceito de competência está sendo muito discutido entre pensadores e gestores e, por se tratar de uma característica do comportamento humano, não há definições concretas.

Apesar disso, há uma interpretação para competência que está, cada vez mais, sendo empregada por empresas em geral. Ela está relacionada ao ideograma CHA. Observe-o:

Como você já deve ter entendido, o ideograma CHA refere-se a Conhecimento, Habilidade, e Atitude. Dessa forma, competência pode ser definida como o conjunto desses três fatores.

Mas não é só isso! Para ser considerado competente, o indivíduo precisa que seus conhecimentos, habilidades e atitudes sejam agregados a comportamentos que garantam a realização de suas funções com eficácia e qualidade, independentemente da situação em que se encontra.

Se pararmos para pensar, concluiremos que essa interpretação para competência é muito mais abrangente se comparada àquela que encontramos na maioria dos dicionários. Isso porque, a partir da interpretação citada há pouco, também é possível definir competência como a capacidade de transformar conhecimento, habilidade e atitude em resultado.

Essa interpretação pode ser comparada a padrões internacionais e é a forma mais atual que as melhores empresas utilizam para avaliarem e analisarem seus colaboradores.

Com o conteúdo visto até aqui, acredito que você já sabe a resposta correta quando me refiro ao perfil de profissional que as organizações desejam.

Se pensou em Profissional Competente como resposta, está certo!